sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Sunshine - Alerta Solar


Pra mim, Danny Boyle é um gênio. Um dos primeiros filmes que vi dele foi Por uma vida menos ordinária, com Ewan MacGregor e Cameron Diaz. Engraçado, com uma montagem rápida e irônica, junto com todo o texto. Ví nele toda a imagem do humanoide moderno que busca nas maneiras mais estúpidas possíveis uma maneira de sair um pouco da mesmisse. E como fugir da mesmisse sem ser estúpido? É nessa linha que Trainsportting, seu primeiro filme de sucesso internacional, segue. As viagens senscionais de jovens britânicos tentando ser um pouco menos... britânico, se é que vocês me entendem.

Há poucos dias assisti Sunshine - Alerta Solar, seu mais recente trabalho a chegar nos cinemas brasileiros, porém, vi em dvd (um erro, pois é um filme pra se ver no cinema). Ao melhor estílo Kubrick de se filmar e tentando passar a sensação de gravidade zero, com câmeras em movimentos lentos em cima de trilhos, com planos tortos que passa a sensaçãos de desequilíbrio por parte dos personágens, que vivem uma uma realidade de fim do universo, já que a estrela que alimenta a vida no planeta terra está se apagando, e eles estão em uma missão para tentar reacender o sol, para dar continuidade à vida, Danny Boyle nada em seu oceano imaginário que tanto caracteriza seus filmes. Na minha opinião, sensacional.

Com alguns Clichês tradicionais do cinema (mas que nada atrapalha no filme, até porque alguns clichês ainda dão muito certo), o filme ainda percorre com imagens belíssimas do espaço e da nossa estrela maior, o Sol, tanto odiado por mim (não ia achar ruim se ele diminuisse um pouquinho sua temperatura, até porque, moro em Fortaleza, e de vez em quando o calor incomoda).

O Teor fantasioso do filme me alegra, e ao mesmo tempo, me comove, pelo assunto Ser-Humano, luta pela vida. Acho que é essa a missão do cine-pop atual. Pegar a realidade, e falar dela com um pouco de fantasia, de ficção. Imagens bonitas, roteiros que faça um bom elo entre publico e autor, montagens aquecida de animo e que não seja um motivo para dormir na sala, sons que passem a realidade filmica e assim por diante. É necessário trazer popularidade ao cinema, e é isso o que alguns e criticados diretores nacionais fazem em seus filmes, tentando prender o público as suas fantasias.

Sou fã de Danny Boyle e de sua linguagem fantastica... assistam seus filmes: Trainsportting, Por uma vida menos ordinári, Caiu do céu, Extermínio, Sunshine e etc.

Nenhum comentário: