quarta-feira, 3 de setembro de 2008

O U2 perdeu as bolas!!!!!!!!!


Quem me conhece sabe o quanto eu sou fã desses caras. O quanto algumas músicas clássicas deles (where the street have no name; still haven't found what I looking for; with or without you; one; dentre outras) significam pra mim. Mas depois de escutar o album de 1996 intitulado Pop pela enésima vez, cheguei a uma conclusão muito simples. Os irlandeses perderam os colhões!

De longe, esse foi o album mais criticado deles pelos "Especialistas" de plantão. Na minha opinião, esse foi O melhor album deles. É simplesmente sensacional a fusão do Rock com a musica eletronica, uma novidade não muito bem recebida naquela época. Já, nos dias atuais, bandas de rock indie, e o Daft Punk, fazem a mesma coisa que o U2 fez em 1996, há 12 anos atrás. Os irlandeses foram chacotados, essas novas bandas são endeusadas. Daí vem minha reflexão: os caras foram gênios, visionários, revolucionários no meio musical.

Mas qual revolução foi unânime? Resposta: NENHUMA. Mas quantos morreram por seus ideais? Vários. O U2 não precisava morrer por seus ideais. Mas ajoelhar-se perante a vontade dos críticos e jogarem fora uma tradição de experimento em busca de um novo som, é simplismente enojador. E ainda ser sustentado por um pilar político de "Vamos salvar o mundo, as criancinhas e os dinossauros" beira o ridículo.

Pop revolucionou, sem querer, o Rock. Foi o primeiro Rock a aceitar sons tão absurdamente diferente sem deixar de ser Rock. Mas os idiotas queriam mais Joshua tree, mais Achtung Baby. É, amigos, depois do Pop vieram os CHATÍSSIMOS All that you can't leave behind e How to desmantele an atomic bomb. Albuns de palavras lindas, mas q em nada acrescentam à vida de ninguém e som mais uma vez ultrapassado e sem empolgação.

É chato ver essa realidade de uma banda que sempre adorei... mais um album vem ai. E vale torcer pra que o U2 não se entregue ao mercado EMO. Bono, Edge, Clayton e Larry podem ser eternizados por Joshua Tree e Achtung Baby, mas nunca serão lendas, ou mitos, como uma vez o foi Pink Floyd, Led Zeppelin, Dire Streit, Bob Dylan, David Bowie e, obviamente, The Beatles. Todos esses gostavam de fazer seu som, buscar a perfeição. E quando acharam que nada mais podiam fazer, terminaram suas jornadas e seguiram com seus projetos particulares. Já o U2 insite em fazer coisas que em nada acrescenta, não sei se por medo de rejeição, ou por falta de criatividade. Mas, infelizmente, não acredito que um album com um som e uma proposta tão forte como o Pop venha a ser feito novamente das mãos desses caras.

Aproveitando para finalizar: Coldplay, The Killers, Daft Punk, Moby etc, são alguns artistas que misturaram o eletrônico com o Rock. Talvez, bem influenciado por Pop.

Nenhum comentário: