segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Artigo - Tudo está se perdendo, algo está sendo ganho


Não sei o que está havendo com todos... mas as pessoas, a cada dia que passa, e a cada pessoa nova que conheço, mais tenho a certeza que tudo está muito estranho. É estranho que não haja diálogos mais profundos, que exista o medo de conhecer o outro, que impere a lei do "achismo" ao invés da certeza. É complicado o fato de existir diferenças e as pessoas simplesmente negá-las, e quando a diferença está em você, você teima em aceitá-la e reluta em tornar-se o que sua natureza te tornou. Isso, vamos forçar a barra, vamos protagonizar momentos bizarros que nos levam a extremos, pois assim, teremos a certeza de nossa capacidade.

O ser-humano é um bicho engraçado. Na atualidade, as pessoas precisam mais da auto-estima do que das proteínas. Precisam de alguém a se compararem do que de carboidrato. Precisam mais de ilusões do que do ar que respiram. O amor, por exemplo, é uma das ironias desse mundo. Muitos acreditam em sua existência (na verdade, acho que sou o único no mundo que não acredita na existência dele), mas nenhum leva uma vida para senti-lo intensamente. Resultado, o medo vence o amor (nossa, roteiristas de hollywood, essa frase está a venda). Mas é a mais pura verdade. Como se leva uma vida em que a maioria sente medo dos outros, medo de se magoar, de magoar, de rir, de chorar... medo das emoções que podemos proporcionar e dar mais humanidade à nossa vida animal.

Eu temo pelo amanhã. A virtualidade sempre foi mais fácil, e sempre transformou momentos únicos de uma vida em simples passagens. Os românticos são idiotas, pois acreditam piamente em utopias. Os racionais são mais estúpidos ainda, pois para eles, tudo tem que ser muito concreto, comprovado cientificamente e estatisticamente, são os chatos de plantão. Mas todos eles negam a Emoção. Palavra que eu traduzo como Vida, Alma, Espírito, Aura... cada vez mais me convenço que Jean-Paul Sartre estava certo ao afirmar em seu livro Esboço para uma Teoria das Emoções (que eu recomendo a estudantes e interessados em semiótica, comunicação e psicologia) que "a emoção é a forma organizada da existência humana".

O Lúdico é pouco vivenciado. Muito do que o mundo pode proporcionar às pessoas está sendo perdido. Muito do que as pessoas podem proporcionar a elas mesmas está se perdendo. Continuamos a nos tratar como seres extremamente superiores, e assim não notamos os nossos problemas, e ainda fazemos questão de ignorar todos os sentimentos de alerta que venhamos a ter. Mas como nesse mundo nada se perde, algo está aparecendo. Algo muito estranho. Novidades são muito bem vindas, mas acho muito precipitado em dizer se pro bem ou pelo mal.

Tenha os melhores dias, repletos de todos os tipos de sentimentos possíveis. Porque assim, estou te desejando a Vida.

Um comentário:

maria. disse...

estou desejando o lado positivo da vida. a parte mais simples.