domingo, 14 de setembro de 2008

O desmantelo da sociedade


Repare... repare bem... porque em alguns segundos tudo se tornará branco. O Mal Branco de Saramago talvez seja a convulsão social necessária para regular e formatar o corpo do Ser-humano.

Ser Humano... algo tão difícil desde os primórdios. Algo que apenas alguns conseguem, mas que logo serão contaminados pelo meio, e também irão adquirir o Mal Branco. A cegueira destroi o único sentido se dá real valor. E como todas as perdas, aguça algo mais. Ação. E reação. Essa é a maior lei. A lei da sobrevivência que atinge o maior de todos os sentidos animais. Sobreviva. O homem é sim, um ser social. Mas o homem, antes de mais nada é um Animal. Um bicho que veio do seio da natureza, e que, como em uma metáfora bíblica, amou a si mesmo, como indivíduo. E assim, destroi a sociedade, pois o homem é predador de se mesmo.

A soberba cega o ser...
Assim como a burrice...
Assim como a inteligência...

Ninguém vive o suficiente. Mas todos buscam a felicidade em lugares onde não a vão achar. Segundo Saramago, em um mundo de sombras tudo o que se vê é branco.

O ensaio sobre a cegueira... livro do Nobel José Saramago... Filme do premiado Fernando Meirelles, ambos são obras que os mais acomodados não irão gostar, pois quem gosta de sair de seu belo e prazeroso conforto pra lhe dar de cara com um mundo grotesco e verdadeiro da natureza do Ser-Humano?

Volto a pensar... será que a arte ainda tem a aura de mudar os padrões de vida social? Um filme provoca um debate, o debate reflexões... mas como agimos? O nosso dia-a-dia, costume, comportamento vão dizer quem somos e o que podemos fazer. Somos reflexo daquilo que construimos, mas quando não há mais reflexos, nos tornamos um ser em desmanche. Toda a maquiagem cai e nos tornamos o que somos... animais.

O que é certo? Quem estamos tentando ser? Humano? Máquina? Ou... Sonho? Porque é isso o que somos! Somos sonhos, desejos, anseios que facilmente desmancham-se em pó e excrementos.

Aceitar... viver... arriscar... compartilhar... sacrificar... provavelmente essas são as palavras mais difíceis pro Ser-Humano.

O ensaio sobre a cegueira - livro- é muito mais profundo que o filme, e mil vezes mais que esse tópico, então, leiam, assistam...

A coisa mais aterrorizante que a cegueira é ser a única pessoa no mundo a enxergar.

Nenhum comentário: