quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Artigo - À Richard Wright





http://davidgilmour.com/news_photos/richardwright.jpg


Por Felipe Fernandes Moreira

Esse é um texto que eu adoraria nunca ter que escrever.

Morreu nesta segunda feira, dia 15 de setembro de 2008, aos 65 anos, Richard William Wright, tecladista da banda Pink Floyd depois de uma “breve batalha contra o câncer” (segundo porta-voz da família). Rick Wright, um dos fundadores do Pink Floyd, era o integrante mais introvertido do grupo, ficando longe das batalhas épicas de quem é a alma da banda, travadas, especialmente por fãs do guitarrista David Gilmour e baixista Roger Waters.

Gilmour, em nota em seu site oficial, afirma: “A meu ver, os melhores momentos do Pink Floyd foram aqueles em que ele estava em plena forma”. Já Waters, prefere uma homenagem mais abstrata (mais ao seu estilo), deixando em seu site oficial (www.roger-waters.com) uma imagem de inúmeras velas, algumas acesas, outras apagadas expressando luto e, também, sua tristeza.

Injustamente, Rick Wright, por ser uma pessoa mais reservada, era esquecido algumas vezes pela grande mídia em frente à fama dos outros integrantes. Mas nunca pelos fãs do Pink Floyd, grupo ao qual me incluo.

Não era um “Rock Star”, era um músico. E um músico de grande talento, tendo participado ativamente na composição do álbum “The Dark Side of The Moon” (álbum de maior sucesso comercial do Pink Floyd) e da composição de arranjos para músicas da fase psicodélica da banda que definiram as diretrizes para a banda, quando ainda presente o primeiro vocalista e guitarrista Syd Barrett.

“A reação do público às suas participações na minha turnê de 2006 foi extremamente revigorante para ele, e é uma evidencia de sua modéstia ter ficado surpreso em todas essas vezes, nas quais foi aplaudido de pé (o que não era surpresa nenhuma para nós)”, disse Gilmour.

É muito bom saber que Richard Wright, antes de morrer, foi capaz de presenciar e sentir toda admiração que seu público tinha ao seu trabalho.



Felipe Fernandes Moreira é estudante de Engenharia Civil e fã do Pink Floyd desde sua ultima encarnação.

Nenhum comentário: